quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conceitos:Modulo 1:Unidade 1












PÓLIS
Termo pelo qual os Gregos designavam as pequenas comunidades em que viviam. O termo pólis pode ter o sentido mais restrito de Estado, comunidade de cidadãos e cidade propriamente dita.
ÁGORA
Praça pública das cidades gregas, localizada na sua parte mais baixa. Era o centro político, económico e social da cidade, partilhando ainda, com a acrópole, funções religiosas.
DEMOCRACIA ANTIGA
Identifica-se com a democracia das cidades gregas, que tiveram Atenas como paradigma. A democracia antiga distingue-se da actual sobretudo pelo seu carácter directo e por limitar a participação política a um conjunto muito restrito de cidadãos.
Democracia (demos=povo+cracia=poder). O poder pertence ao povo ou seja, a todos os cidadãos
CIDADÃOS
Indivíduo de sexo masculino maiores de 18 anos e filho de pais atenienses. Tem direitos de participar no governo e na administração do Estado. Pode votar e ser eleito
METECOS
Meteco (estrangeiros livres e dedicavam-se ao comércio. Não podiam ter terras, Pagavam impostos e cumpriam serviço militar
ESCRAVOS
Escravo (pessoa sem qualquer direito) prisioneiro de guerra ou tinham dívidas por pagar.
ISONOMIA
A igualdade perante a lei
ISOCRACIA
A igualdade de acesso aos cargos políticos
ISEGORIA
Igual direito de todos ao uso da palavra
AUTARCIA
Palavra grega que significa auto-suficiência no aspecto económico
ORDEM ARQUITECTÓNICA
Conjunto de preceitos ou regras que ditam o número, a espécie e as relações recíprocas dos vários elementos arquitectónicos.