quinta-feira, 30 de maio de 2013
sexta-feira, 17 de maio de 2013
CONCEITOS: MÓDULO 3: UNIDADE 5: AS NOVAS REPRESENTAÇÕES DA HUMANIDADE
RACISMO: Designação que tem vindo a ser considerada um
“sentimento de superioridade de uma raça em relação a outra(s)”. Na actualidade
defende-se que na espécie Homo Sapiens Sapiens - espécie humana – praticamente
não há diferenciação genética. Do ponto de vista da Biologia, raça é um
conceito pouco usado e é sinónimo de subespécie.
DIREITOS HUMANOS: Privilégios que pertencem a todo o ser
humano pelo simples facto de ter nascido e que não devem ser violados de forma
alguma. Incluem-se, nestes direitos, o direito à vida e à liberdade, à
liberdade de crenças e de opinião, etc.
CONCEITOS: MÓDULO 3: UNIDADE 4: A RENOVAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE
HERESIA: Doutrina que contradiz ou interpreta diferentemente
as verdades doutrinárias da Igreja Católica.
REFORMA: Movimento religioso do século XVI, iniciado por
Lutero, que se traduziu na contestação à autoridade do Papa de Roma e na
reformulação de certos dogmas e princípios doutrinais e de culto do
Cristianismo, dando origem a novas igrejas.
SACRAMENTO: Sinal sensível instituído por Deus para dar ao
Homem a sua graça ou aumentá-la.
RITO: Conjunto de cerimónias prescritas para a celebração de
um culto.
DOGMA: Ponto fundamental de uma doutrina; verdade religiosa
instituída por decisão de um concílio e tornada irrefutável.
PREDESTINAÇÃO: Doutrina que acredita que a “salvação das
almas” depende do desígnio (=vontade) de Deus, estabelecido ainda antes do seu
nascimento.
CONCÍLIO: Assembleia de prelados com vista à deliberação
sobre assuntos da Igreja, dogmáticos, doutrinários ou disciplinares.
CATECISMO: Livro de instrução religiosa no qual, através de
perguntas e respostas, se ensinam os princípios da Fé cristã.
SEMINÁRIO: Estabelecimento escolar onde se formam os padres
da Igreja Católica.
PROSELITISMO: Acção de propaganda ideológica destinada a
cativar novos adeptos para uma religião ou doutrina.
MISSIONAÇÃO: Ato de converter pessoas a uma religião ou
doutrina; pregar, catequizar.
ÍNDEX: Catálogo dos livros e de outras publicações, cuja
leitura era proibida pela Igreja Católica.
INQUISIÇÃO: Tribunal fundado pelo Papado, no século XIII,
com o objetivo de investigar e julgar os que não aceitavam as doutrinas da
Igreja (hereges).
No século XVI, a Inquisição foi restaurada para julgar e
condenar os adeptos do Protestantismo. Em Portugal, as vítimas da Inquisição
foram, sobretudo, os cristãos-novos.
CONCEITOS: MÓDULO 3: UNIDADE 3: A PRODUÇÃO CULTURAL
INTELECTUAL: Pessoa de cultura e de gosto pelas coisas do
intelecto, isto é, da inteligência e do espírito.
CIVILIDADE: Conjunto de regras de comportamento social que o
indivíduo deve respeitar na vida pública ou cívica, Regras de convivência
social.
HUMANISTA: Homem de saber e cultura (geralmente eclesiástico
ou professor) do século XVI que se inspira na cultura da Antiguidade Clássica,
que reinterpreta à luz da Razão e do espírito crítico do seu tempo.
ANTROPOCENTRISMO: Conceção filosófica e pragmática que
coloca o Homem no centro do universo, considerando-o o ser mais perfeito da
Criação, capaz de criar e transformar as coisas.
UTOPIA: Etimologicamente, deriva do grego e significa “em
lugar nenhum”.
Na obra com este título- Utopia-, Thomas More descreve uma
sociedade que vive numa ilha imaginária e que pusera em prática um Estado
ideal, de inspiração humanista.
CLASSICISMO: Movimento cultural, literário e artístico, que
se inspira diretamente nos modelos e valores da Antiguidade Clássica, grega e
romana.
Desenvolveu-se na Europa nos séculos XV e XVI.
MODULADO: Diz-se da arquitectura que aplica um módulo, ou
seja, uma medida padrão, para criar proporções harmoniosas entre todas as
partes de uma construção.
PERSPECTIVA: Processo ou técnica para conseguir a
representação de espaços e corpos tridimensionais numa superfície plana.
NATURALISMO: Teoria filosófica e estética que defendeu a
imitação da Natureza.
PLATERESCO: Estilo decorativo que se desenvolveu em Espanha
no mesmo período do manuelino em Portugal e que se caracteriza pelo elaborado e
pormenorizado trabalho da pedra, à maneira dos ourives da prata.
MANUELINO: Estilo arquitectónico de decoração que se
desenvolveu em Portugal entre finais do século XV e meados do século XVI,
caracterizado por uma gramática decorativa de inspiração marinha e vegeta lista
misturada com motivos de heráldica régia e símbolos da exaltação do poder
português.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
CONCEITOS: MÓDULO 1: UNIDADE 3
CONCEITOS: MÓDULO 1: UNIDADE 3
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IGREJA ROMANO-CRISTÃ: Designação dada à Igreja cristã nos
últimos dois séculos do Império Romano, altura em que beneficiou da protecção
das autoridades civis e se assumiu, legalmente, como única religião do Império.
ÉPOCA CLÁSSICA: Também designada por Antiguidade clássica, é
uma das épocas em que, tradicionalmente, se divide a História. Compreendida
entre o século V a. C. (apogeu grego) e o século V d. C. (queda do Império
Romano do Ocidente), a Época Clássica identifica-se com as civilizações grega e
romana.
CIVILIZAÇÃO: Por vezes identificada por cultura, a noção de
civilização incluiu o conjunto de manifestações espirituais e materiais de uma
comunidade alargada num determinado tempo histórico, razoavelmente longo. As
civilizações são dotadas de características próprias que as distinguem. Sendo o
termo muito abrangente, permite-nos, em História, comparar diversas comunidades
da mesma época ou de épocas diferentes. É assim que falamos em “civilização
egípcia”, “civilização chinesa”, “civilização grega” ou “civilizações
clássicas”, por exemplo.
Conceitos:Modulo 1:Unidade 2
Conceitos:Modulo 1:Unidade 2
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Conceitos:Modulo 1:Unidade 1
PÓLIS
Termo pelo qual os Gregos designavam as pequenas comunidades
em que viviam. O termo pólis pode ter o sentido mais restrito de Estado,
comunidade de cidadãos e cidade propriamente dita.
ÁGORA
Praça pública das cidades gregas, localizada na sua parte
mais baixa. Era o centro político, económico e social da cidade, partilhando
ainda, com a acrópole, funções religiosas.
DEMOCRACIA ANTIGA
Identifica-se com a democracia das cidades gregas, que tiveram
Atenas como paradigma. A democracia antiga distingue-se da actual sobretudo
pelo seu carácter directo e por limitar a participação política a um conjunto
muito restrito de cidadãos.
Democracia (demos=povo+cracia=poder). O poder pertence ao
povo ou seja, a todos os cidadãos
CIDADÃOS
Indivíduo de sexo masculino maiores de 18 anos e filho de
pais atenienses. Tem direitos de participar no governo e na administração do
Estado. Pode votar e ser eleito
METECOS
Meteco (estrangeiros livres e dedicavam-se ao comércio. Não
podiam ter terras, Pagavam impostos e cumpriam serviço militar
ESCRAVOS
Escravo (pessoa sem qualquer direito) prisioneiro de guerra
ou tinham dívidas por pagar.
ISONOMIA
A igualdade perante a lei
ISOCRACIA
A igualdade de acesso aos cargos políticos
ISEGORIA
Igual direito de todos ao uso da palavra
AUTARCIA
Palavra grega que significa auto-suficiência no aspecto
económico
ORDEM ARQUITECTÓNICA
Conjunto de preceitos ou regras que ditam o número, a
espécie e as relações recíprocas dos vários elementos arquitectónicos.
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